terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Batata x Batata

Oiiii!

Outro dia eu estava a ponderar (ói que finesse!) sobre a diferença entre a batata inglesa e a batata doce e decidi fazer uma pesquisa sobre o assunto. De verdade messssmo, eu estava reclamando que eu odeio batata doce e amo batatinha, até cozida!

                                                                     Fonte imagem: Blog da Kaká! Roubartilhei hahaha

Então pesquisei as diferenças entre as duas e achei informações bem legais!

# Em termos de gordura não diferem muito: as duas tem quase nada

# Proteína, a batatinha tem mais, mas a qualidade não é tão boa quanto a da doce. Ou seja, a batata doce carrega aminoácidos de melhor qualidade

# Carboidratos, a batata doce tem mais que a inglesa, mas aí cabe a analise do índice glicêmico delas.


  • Índice Glicêmico: mede a velocidade com que o nível de glicose no sangue aumenta após ingerirmos o alimento. Como já sabemos, a grosso modo,  mais glicose no sangue = mais energia disponível => se não usada logo vira estoque = gordura no corpticho! O IG vai de 0 a 100.

 # O IG da batata doce é 77, ou seja é moderado. Mesmo a batata doce deve ser evitada a noite se o objetivo for perda de gordura, ok?

# O IG da batatinha cozida é 91, alto! Mas pode ser ingerida nos horários em que se precisa de energia rápido, como no café da manhã (jura!), almoço (se você treina a tarde ou treinou de manhã é uma boa!) ou pré-treino.

# O IG aumenta conforme processamos o alimento antes de ingerir. Então, queridas amigas, purê é um crime! Tanto pra uma quanto pra outra, bom é comer em pedaços. Mas não vai comprometer tanto a dieta um purêzinho de vez em quando né?! O mesmo vale para outros tubérculos e cereais, exemplo: aveia! O cozimento da aveia aumenta seu IG, ou seja, mingau de aveia depois das 18 horas: nops!


# Falando em IG, lentilhas são ótimas fontes de carbo para a noite! Fica a idéia...

# Voltando as batatas... Os valores de vitaminas e minerais nas duas não diferem muito. A principal diferença fica mesmo no IG!

# Já ia esquecendo, tem algumas maneiras de diminuir o IG, duas delas: associar o alimento com IG alto a uma fonte de proteína (nhami, adoro batatinha com frango!) ou associar a uma fonte de gordura boa (tipo óleo de coco, castanhas e nozes...)

Eu já até inventei uma maneira bem legal de consumir a batata inglesa, logo posto a receitinha para vocês!

Bjks

Inspirem-se girls!




12 comentários:

  1. Ola, td bem ??

    Estou seguindo seu blog e acho muito legal...

    Eu tbm tenho um blog e queria trocar figurinhas com vc...

    Eu vou deixar seu blog na minha lista de blogs que leio, pra outras meninas ver tbm...

    Se vc quiser me seguir e deixar o meu na sua lista tbm,,,eu agradeço !!!

    jessicapilates.blogspot.com

    Ate mais
    Bjus

    Jéssica

    ResponderExcluir
  2. Very Very Very Interesting, dona Vi! A gente se fecha tant na info nutricional mas não se apega aos detalhes do IG e pricipalmente nas formas de alterá-lo!
    Eu nunca me ligo nessa de a forma de preparo interferir nele. Sou bem cabaça nisso rs. Mingau de aveia is very good, que pena rsrs.
    Duro é q como as vzs treino a noite, me obrigo a mandar os carbos na janta =\
    bjs bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas daí tem justificativa né? Pós treino tem que ter um carbo pra recuperar o glicogênio...

      Que bom que gostou!

      Beijão!

      Excluir
  3. Minhas nutris antigas mandavam investir na batata doce, inhame, aipim... Meu café da manhã era esse! Adorei o post! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não discordo Raquel, mas tem que horas que cabe uma batatinha inglesa pra variar sem f**** com o resto!

      Beijão!

      Excluir
  4. Vivi to até emocionada com seu post :')
    Já faz uns meses que não como batatinha, nem na maionese!!! E eu simplismente AMO AMO batatinha com frango, ou cozinhar a batata inteira e comer os pedaços!! E prefiro a batata inglesa tbm, mas toda dieta vc só vê a batata doce, acaba achando que a inglesa é um monstro! hauhauhau
    Vou reprogramar minha dieta e acrescentar batata cozida nos dias de treino de perna!! Muito boas essas informações! Parabéns!!!!



    bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não ela não é um monstro, só tem que escolher a melhor hora de comer e saber que ela não oferece a mesma quantia de BCAA que a doce, mas cozida ou purezinho não é tão ruim!

      Beijão, Angela!

      Excluir
  5. Nossa Vi, eu amo batata inglesa tbm... Mas há muito tempo que não como. Qto à batata doce, nunca fui mto fã, mas aprendi à gostar. Boa postagem. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas!!!!!
    Vi sempre renovando e dando altas informações!!!!

    bjuxxx miga sarada!

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem após o bip...BIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiP!