domingo, 24 de março de 2013

E aeeee...



Tudo bem por aís?
Espero que sim...
Por aqui estou por uma fase que acho que todas vocês já passaram: mudanças, adaptações, raiva, resignação, organização...

Mas estou bem! Eu sei que todas nós temos rotinas atribuladas, mas quero dar uma dica: procurem ficar atentas as suas reações! Tipo como vocês reagem a um não, a uma mudança, a um incidente que te tira da rotina, etc., entenderam?

Por que isso, Vi?! Porque as coisas se repetem! Frequentemente... E quando sabemos como reagimos podemos nos preparar. Eu sei que é difícil ficar longe do face, largar aquela revista ótema de fitness, moda&afins, mas precisamos de alguns momentos do dia pra analisar nossos comportamentos e não dá pra fazer isso em frente ao computador! Querem um exemplo?! Quando a gente conhece o momento mais propenso a nos tirar da dieta, a gente se prepara para ele. Se o 'momento-vilão' não nos pegar desprevenidas, não tem furo na dieta!

Então... voltando a minha fase atual... estou passando por mudanças com bastante impacto na minha vida, na minha organização de horários, de dieta. Como me conheço bem, sei as fases que eu passo quando isto acontece: raiva - pé na jaca (buscando compensação!) - aceitação do desafio - planejamento para a nova etapa da vida. E pronto!

Em meio a estas mudanças, chegaram os resultados dos exames que eu fiz a pedido do endócrino. Vocês não tem noção do susto que eu levei quando abri o perfil alimentar para determinar minhas alergias! Deu alergia a:
# tomate: amo de paixão!
# feijão branco/vermelho: não me faz muita diferença
# polvo: nem te ligo!
# levedura: ainda bem que eu não curto cerveja...
# fermento de pão: aí doeu... como assim? como vou comer pizza? meu pãozinho? Senhor tende piedade de mim... Momento de aborrecimento total... até ver o resto...
# leite de vaca: putz... pra leite em si, não dou a menor importância, mas definitivamente tenho que dar adeus aos queijos, requeijão, cream cheese... não gosto nem de lembrar... ainda bem que não deu alergia a leite de cabra e ovelha... hello queijo feta!
# ovo: ã? sim, ovo! muito alérgica a clara de ovo e um pouco menos a gema... e agora? como que a maromba (cof, cof) faz sem ovos? eu estava comendo umas 12 claras por dia...

Passados os momentos de indignação com meu sistema digestivo, fui pesquisar sobre as alergias, quais sintomas, qual a diferença entre alergia e intolerância, como tratar... Percebi que realmente eu tenho alguns sintomas da alergia, que o melhor tratamento é evitar o consumo e já comecei a pensar como eu vou me alimentar daqui pra frente.

Não sei se vocês sabem a diferença entre alergia e intolerância, então vou comentar. Alergia é quando o corpo trata a comida como um agente agressor e desencadeia reações de proteção, como coceiras, reações gástricas como gases, azia, inchaço... Na intolerância, o organismo não consegue digerir o alimento e, podemos fazer uma analogia tosca: não tem como abrir um documento do word se o programa não estiver instalado no computador, né? Com a intolerância é mais ou menos isso, o corpo não sabe o que fazer com o alimento e faz de tudo pra por pra fora: diarreia, vômito...

Enfim, me dei um tempo pra me despedir destes alimentos, passei quinta, sexta e sábado comendo eles... Estou um baiacu de inchada, mas tudo bem, hoje já cortei eles da minha vida! Por pelo menos 6 semanas... Bom, também vou ter que ver o que médico vai dizer sobre o conjunto dos exames. Agora é esperar a consulta.

Hoje já testei umas receitas sem ovos, sem leite e sem fermento... oh, céus, oh, vida... Mas, sabem que ficou uma delícia?! Este post já está gigante, então vou postar durante a semana com fotinhos!

Por hoje é isso... Fiquem com Deus!

Bjks


18 comentários:

  1. Meu Deus, morri, amo vários desses alimentos, muito chato, mas agora sabendo você pode cuidar né.

    ResponderExcluir
  2. Poxa Vivi... que coisa chatinha ein....
    Fiquei curiosa para saber das minhas alergias.. apesar que uma eu já sei... como carbo simples, fico q nem um baiacu...
    É legal conhecer o nosso corpo e ver como podemos melhorar as coisas..
    Boa sorte e tenho certeza que é só mais uma fase e vai sair vitoriosa, e cheia de receitinhas novas, com ingredientes novos :)
    Boa semana amore ^^ bjãoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo apoio, Aline!

      Todo carbo simples retém mais liquido mesmo. Qto as alergias, é bom saber sim, espero que o resultado venha mais rápido!

      Bjs

      Excluir
  3. Muito bom o BLOG, já estou seguindo, dá uma olhadinha no meu!
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmmmmmmm gases? Coceira? Voce está me descrevendo!!! OMG!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bah, Janaina, tem que ver isso então... Tão ruim a gente se esforçar de verdade e não ter o resultado que espera por um fator fora de controle por desconhecimento.

      Bjs

      Excluir
  5. Alergia é um inferno Vi.
    Não posso comer glúten que me deixa toda inchada.
    Aí já viu.
    Tem que se adaptar né?
    Ainda bem que tu é disciplinada, só tem a ganhar.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, um inferno... daí tu chega na cozinha e pensa: "o que vou comer agora?" e nunca pode ser um simples sanduíche...

      Haja disciplina, Nê!

      Vamos seguimos em frente!

      Bjs

      Excluir
  6. Vivi será que a alergia a ovo é por causa do alto consumo? Eu também estava comendo muito ovo... e tive sintomas de intoxicação.. parei um tempo.. agora consumo em dias alternados e me ajudou! Mas poxa vida...só o amor pela vida de marombeira pra secar as lágrimas de não comer pão!!! hahahaha.. mas cuidar da saúde é mesmo essencial .. vc ta mais que certa! E assim que a rotina e a dieta se encaixarem de novo... os resultados serão os melhores! :D

    Eu to aqui.. foco no abs... ele foi e continua sendo o ponto que mais tenho que melhorar!!! Gominhos Let's Goooo
    Boa semana :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb pensei isto, Angela! Mas vou aguardar o que o médico vai dizer.

      Eu tb foco no abs, mas 50% outros 50% em acabar com as celulites da bunda hehe

      Boa semana, linda!

      Bjs

      Excluir
  7. Caracaaaaaaaaaaaaaa, e agora como tu vai fazer??? sem ovo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me adaptando Kaka... logo conto o que ando fazendo!

      Bjs

      Excluir
  8. Aiii amiga que coisa em!!!!!
    Se cuida ai direitinho que no final tudo vai dar certo!!!!!

    Eu depois que comecei o acompanhamento percebi já que quando como farinha branca minha barriga faz um bum hehehehe
    ai tento evitar ao máximo!!!!

    Mas por enquanto não quero saber ao fundo as minhas intolerâncias, porque se não fico doida!!!!

    bjuxxxxxxxxxxxxxxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou me cuidando, sim, Mo! Mas é difícil tem horas que me sinto perdida, não sei o que comer hehe

      Beijão!

      Excluir
  9. Ahhh Vi estou na fase de mudanças meio forçada e doida pra voltar à rotina... Sinto falta dos meus horários, comidas seguidas e pesadas... Quem diria que um dia falaria isso!
    E Vi sem ovos? Meu Deus, a maioria das coisas da lista, não me faria falta tb, mas maromba sem ovos é como pizza sem queijo :(
    Bjs e bom fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eeeeee, Lidi!

      A gente vai mudando mesmo, se adaptando... é o nosso modo de vida!

      Sem ovos tá punk! Haja imaginação e peito de frango hehe

      Beijão!

      Excluir

Deixe sua mensagem após o bip...BIiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiP!